ASSEMBLEIA DE DEUS BRASIL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

DIA 12 DE OUTUBRO 2012





"O mundo acaba nesta sexta", afirma profeta do Piauí


por Johnny Bernardo


Fundador do grupo religioso "Barca", Luiz Pereira dos Santos, 43, afirma que o mundo acabará nesta sexta-feira, pontualmente às 16h. Segundo o "profeta", às 05h do dia 29 de julho de 2009 um “anjo lhe apareceu, em seu quarto, e lhe deu os detalhes do fim do mundo e de sua chamada”. Deixou seu emprego de zelador e passou a se dedicar à nova fé. 

Após conseguir alguns seguidores, o “profeta” estabeleceu sua base no Parque Universitário, zona leste de Teresina. Em uma propriedade, que abriga duas casas e que passou a ser conhecida como “Barca”, vivem 66 pessoas em regime de submissão, tendo sido obrigadas a deixarem seus empregos, bens, estudos e familiares. 

O grupo religioso, fundado por Luiz Pereira, possue características típicas de um movimento destrutivo, como isolamento de adeptos, manipulação psicológica e financeira, incentivo de práticas obscenas, e uso de temas apocalípticos como forma de coação e medo. Às semelhanças também podem progredir para algo mais perigoso, como suicídio coletivo. 

A programação – termo utilizado por pesquisadores de movimentos destrutivos para descrever o domínio psicológico exercido sobre adeptos – inclui a proibição de que os seguidores tenham acesso a programas televisivos e radiofônicos seculares, dedicação exclusiva aos cultos promovidos pela Barca, e casamento entre crianças e adolescentes. 

Investigação

Luiz Pereira dos Santos vem sendo investigado pelo Ministério Público do Estado do Piauí desde o começo de 2012 tendo sido autuado em flagrante no dia 29 de julho por curandeirismo e charlatanismo, mas liberado após pagar fiança de R$ 207. O “profeta” teria sido autuado após denúncia feita por Alda Maria, 44. Segundo o 11º Distrito Policial de Teresina, Alda Maria também teria sido vítima de agressão física. 

No mês passado, segundo informações do portal Terra, o “profeta” foi detido pela Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente acusado de proibir as crianças de irem para a escola. Após autorização expedida pela juíza Maria Luíza de Moura, a DPCA removeu hoje (11) as 19 crianças que faziam parte da comunidade, além de encontrar uma quantidade considerável de veneno de rato na casa, segundo o jornal 180graus

Após ameaças de moradores e traficantes do Parque Universitário e a intervenção da DPCA, Luiz Pereira dos Santos abandonou a Barca. Pelo menos 10 pessoas prestaram depoimentos.







Johnny Bernardo é jornalista, pesquisador da 
religiosidade brasileira e colaborador do Genizah






Nenhum comentário:

Postar um comentário