ASSEMBLEIA DE DEUS BRASIL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

terça-feira, 1 de novembro de 2011

DESVENDANDO AS SEITAS E HERESIAS 1

           ESTUDOS DAS SEITAS E HERESIAS 1 

Paz do Senhor amados, vamos dar início a uma série de publicações referentes a seitas e heresias.Iremos postar vários estudos  a respeito do assunto.
O homem é um ser religioso. A palavra religião vem do latim "religare" e, na sua essencia significa "ligar-se novamente", o que em si já transmite a ideia de que o homem está separado.
A Bíblia , o livro de Deus, mostra como se deu a separação entre o homem e seu criador , e desde então existe a necessidade natural e latente no ser humano de voltar-se para a divindade. A verdadeira religião portanto, é aquela que através dos seus ensinamentos leva o homem a voltar-se para Deus, o criador e mantenendor de todas as coisas.
O que é heresia? Heresia são os ensinos que, de alguma maneira, contrariam alguma verdade da fé em Cristo.
O que é seita? Em seu sentido mais genérico, seita é "devoção a uma pessoa ou coisa particular, dedicada por uma corporação de adeptos". As seitas sempre reconhecem uma autoridade adicional ás Escrituras, que acaba sobrepujando a Bíblia e se torna sua base para doutrina e governo.
As seitas subestimam o valor do Senhor Jesus ou colocam-no numa posição secundária , tirando-lhe a divindade e os atributos divinos como consequência.
Estes estudo irão servir para nós cristãos ficarmos atentos para não cairmos nos ensinos falsos dessas seitas.
Iremos começar  pela seita.
 BAHAÌSMO
Religião fundada em Acre, na Palestina, por um nobre exilado persa, nascido em 1817 e descendente dos reis sassânidas, de nome Mirzá Husayn Alí Nuri, hoje conhecido pelo nome de Baha Allah (glória a Deus) e instituída pelo seu filho, Sir Abdul-Bahá Bahai ou " Servo da glória de Deus" (1894 - 1921). Essa seita declara ter mais de um milhão de adeptos e diz que metade da América é Bahai.
HISTÓRICO
Considera-se o Said Ali Muhammad , de Chiraz, o precursor desse movimento religioso. Cognominado o "Bab" (porta), Ali Muhammad foi tido como o meio pelo qual se pode passar ao conhecimento pleno da verdade divina, d eonde vem a expressão a ele associada , Bab el-Din "porta da fé".
Influenciado por contatos com fontes gnósticas, sufistas e xiitas, o Bab , que fora conhecido por dirigentes da seita islâmica xiita como sucessor de Maomé , anunciou modificações que se deveriam fazer no corão , o que revoltou os ortodoxos islamitas.
Depois de grandes e bárbaras perseguições aos adeptos dessa seita, sobretudo porque o Bab se dizia sucessor de Messias, Cristo e Maomé, o Bab foi morto em 1850, em Tabriz. Após sua execução , foram expatriados muitos seguidores da seita, inclusive Baha Allah, que após alguns anos chegou a Acre, na Palestina, onde se proclamou o novo profeta. Quanto a Ali Muhammad, Baha Allah dizia que ele teria sido uma espécie de João Batista , que veio com a missão de preparar o caminho para o verdadeiro profeta.
O centro administartivo do bahaísmo está em Haifa, Israel. Os dois principais templos encontram-se na Rússia (em Isqabad) e nos EUA (Wilmette, LLinois). Existem mais de quinhentas comunidades dessa religião no Irã, cerca de noventa nos EUA , e outras tantas espalhadas por mais de cem países do mundo. Publicam além de relatórios bienais , a revista mensal " World Order Magazine".
 BAHA ALLAH 
Segundo ensinava , a periódica revelação de Deus aos homens por meio de um profeta especial como Moisés , Jesus, Momé, não terminara , como ensinara o fundador do islamismo , na revelação de Meca e Medina. Agora Deus falava de novo por intermédio dele.
Sua missão consistia em anunciar a nova era, que se caracterizaria pela união de todos os homens , culturas, línguas , religiões , sob a bandeira do Bahaísmo, o qual não pretendia ser outra senão a cominhão de todas as religiões.
Por determinação testamentária, o filho mais velho do fundador , Abdul- Bahá, seria universalmente considerado o verdadeiro intérprete da religião. Da mesma forma, passou a chefia do movimento, depois da morte deste, ao neto do fundador, Shoghi Effendi.
Dentro de sua doutrinas relatam que Jesus foi um profeta como Moisés, maomé e Baha Allah. È uma manifestação de Deus, sendo que o Baha Allah é uma manifestação mais recente.
O Bahaísmo adota quase todas doutrinas espíritas.
  No Brasil A Comunidade Bahá’í está estabelecida no Brasil desde fevereiro de 1921, com a vinda da Sra. Leonora Holsapple Armstrong. A Sra. Armstrong faleceu na Bahia, em 1980 e desde aquele ano, Assembléias Legislativas Estaduais e Câmaras Municipais de Vereadores de diversas capitais e cidades brasileiras a têm homenageado concedendo seu nome a praças e logradouros públicos, dentre estas, citamos Manaus, Vitória, Natal, Rolândia, Londrina, Juiz de Fora. Hoje os bahá’ís formam um contingente de aproximadamente 57.000 pessoas, das mais diversas classes sociais, culturais e econômicas, residentes em aproximadamente 1.215 cidades e municípios brasileiros, em todas as regiões.
A Comunidade Bahá’í é reconhecida no Brasil por estabelecer projetos de desenvolvimento econômico e social em diversas regiões do país. ( Trecho tirado do site da comunidade Bahai no Brasil http://www.bahai.org.br/) .


Segue foto de um templo Bahai 
                                               Fonte Foto: Google

Postado por : Marcelo Pessoa
Bibliografia : Religião, Seitas e Heresias . autor: J Cabral 5ª edição Rio De Janeiro. Universal produções ,256p
                   Apostila Teologia Prática - Seitas e Heresias , Fortaleza : STCF, 2005 , 78p.
 

2 comentários:

  1. O pouco que eu vi e ouvi,sem dúvida nenhuma se trata de mais uma SEITA que está se praparando para receber o ANTICRISTO. A Paz do SENHOR Jesus Cristo pra voçês!!!... ASS: Helder Farias Forte.

    ResponderExcluir
  2. Amém meu amado Hff Guerreiro, é verdade você tem razão, Deus ti abençoe e obrigado pela visita. Volte sempre. Paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir