ASSEMBLEIA DE DEUS BRASIL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

BIOGRAFIA 2


Adoniram Judson: Pai de missionários batistas



Adoniram Judson






American Baptist missionário, lexicógrafo e tradutor da Bíblia para a Birmânia. Nascido em Massachusetts, em 1788. Ajudou a formar a American Baptist União Missionária. Em 1834 concluiu a tradução da Bíblia inteira para o idioma birmanês. Durante a Guerra anglo-birmanesa, passou 21 meses na prisão. De 1845-1847, depois de 34 anos na Birmânia, ele tomou sua licença apenas para a sua terra natal. Voltando a Birmânia, ele passou seus últimos anos trabalhando em seu dicionário de Inglês-birmanês. Ele morreu em 1850 e foi sepultado no mar.
Por qualquer medida que você medir o homem Judson - a medição é sempre o mesmo - ele era um homem poderoso!
Mentalmente - ele era gigantesca. Ele leu com a idade de três anos, teve aulas de navegação na 10, estudou teologia como uma criança, entrou Providence College (agora Universidade de Brown) em 17 - apesar do fato de que ele passou um ano de sua juventude fora da escola na doença - e ele era um "rato de biblioteca verdadeiro." Além disso, ele domina o idioma birmanês (possivelmente a língua mais difícil de adquirir, com exceção chinês), escrevendo e falando, com a familiaridade de um nativo e elegância de um estudioso de cultura, e ele também traduziu a Bíblia para o birmanês. Seus biógrafos acreditam que a sua tradução foi "sem dúvida, a sua maior contribuição para as pessoas entre as quais ele escolheu ... para gastar e ser gasto por amor de Cristo."
Espiritualmente - ele foi superlativo. Apesar do fato de seu pai era um pregador Congregacional, e apesar de sua mãe "lágrimas e súplicas", Judson não foi salvo até que ele tinha 20 anos de idade. Ele tinha se tornado um deísta confirmou - em grande parte devido à influência de um incrédulo brilhante na faculdade que se propôs a vencer Judson à sua fé deísta, e conseguiu.
Mas, incrivelmente, a conversão a Cristo Judson foi devido, em grande medida, para que deísta mesmo. Após a formatura Judson saiu de casa para se tornar um desejo de viajar. Uma noite em um hotel rural de seu quarto era ao lado do quarto de um moribundo. A gemendo e gemendo de que o homem através da longa noite permitida Judson sem dormir. Seus pensamentos o perturbaram. Todas as questões noite assaltou a sua alma: "Foi o moribundo preparado para morrer?" "Onde ele passar a eternidade?" "Ele era um? Cristã, calmo e forte na esperança de vida no céu" "Ou ele era um tremendo pecador na beira escuro da região inferior?" Judson constantemente repreendeu até mesmo para entreter tais pensamentos contrários à sua filosofia de vida além-túmulo, e pensou como seu amigo de faculdade brilhante iria repreendê-lo se ele aprendeu essas preocupações infantis.
Mas na manhã seguinte, quando Judson perguntou ao proprietário quanto à identidade do homem morto, ele ficou chocado com a declaração mais surpreendente que ele nunca tinha ouvido falar: ".. Ele era uma pessoa jovem e brilhante de Providence College E______ era o seu nome"
E______ foi o incrédulo que tinha destruído a fé Judson. "Agora que ele estava morto -!! E se perdeu perdeu foi perdido Perdido Lost!" Essas palavras correu através de seu cérebro, tocou em seus ouvidos, rugiu em sua alma - "foi perdido Perdeu Perdeu Lá e então Judson percebeu que estava perdido, também Ele terminou a sua viagem, voltou para casa, entrou Andover Theological Seminary, e logo!! "Deus procurados para o perdão de sua alma", foi salvo e dedicou sua vida a serviço do Mestre!
Sua conversão não só salvou sua alma, ela esmagou seus sonhos de fama e honra para si mesmo. Seu propósito tornou-se uma premente de "planejar sua vida para agradar a seu Senhor." Em 1809, o mesmo ano em que entrou para a Igreja Congregacional, tornou-se sobrecarregado para se tornar um missionário. Ele encontrou alguns amigos da faculdade de Williams com o mesmo encargo e muitas vezes se reuniu com eles em um palheiro em razão da faculdade para orar fervorosamente pela salvação dos pagãos e pedir a Deus para abrir as portas do ministério como missionários para eles. Esse ponto foi marcado como o local de nascimento de missões nos Estados Unidos.
Três anos mais tarde, 19 de fevereiro de 1812, jovens Adoniram Judson, e sua noiva de sete dias, Ann Haseltine Judson, partiu para a Índia, apoiada pelo primeiro Conselho Americano para Missões Estrangeiras. Mas nessa viagem, Judson, ao fazer o trabalho de tradução, viu o ensino de imersão como o modo de batismo na Bíblia. Conscientemente e corajosamente, ele cortou seu apoio sob a placa Congregacional até uma placa Batista poderia ser fundada para apoiá-lo!
O Judsons foram rejeitadas entrada para a Índia para pregar o Evangelho aos hindus pela Companhia das Índias Orientais e depois de muitos tempos difíceis, frustrações, medos e fracassos, eles finalmente encontraram uma porta aberta em Rangum, Birmânia.
Não havia um conhecido cristão em que a terra de milhões. E não foram amigos em que a terra infestada de ladrão, idolatria infectado, iniqüidade-cheia. Um bebê nasceu para aliviar a solidão do jovem casal, mas que era para ser apenas por um período temporário. Oito meses mais tarde, Roger William Judson foi enterrado debaixo de uma mangueira grande. A melancolia "tum tum" do tambor de morte para os milhares reivindicada pela cólera, e. Disparando canhões e batendo em casas com os clubes para afastar demônios, atormentadas as almas sensíveis e espirituais de que casal de missionários, também
E não foram convertidos. Era para ser seis, longo, alma-esmagamento, coração de quebra ano antes da data da primeira decisão para Cristo. Então, em 27 de junho de 1819, Judson batizou o crente Burman primeiro, Moung Nau. Judson anotou em seu diário: "Oh, ele pode vir a ser o início de uma série de batismos no império Burman que continuará no sucesso ininterrupto até o fim dos tempos." Convertidos foram adicionados lentamente - um segundo, depois três, depois seis, e para 18.
Mas a oposição veio, também. Finalmente Judson foi preso como espião britânico - de prisão de 21 meses. Judson foi condenado à morte, mas em resposta às orações a Deus e as alegações incessante de sua esposa para os funcionários (um dos mais emocional-embalados, comovente histórias em evangelismo), a vida Judson foi poupado e, finalmente, a intervenção britânica libertou-o de prisão.
O trabalho progrediu e poder do evangelho começou a abrir os olhos dos cegos, quebrar idolatria acorrentados coração e transformar os recém-convertidos gerados em cristãos triunfantes. Em 12 de abril de 1850, com a idade de 62, Judson morreu. Exceto por alguns meses (quando ele voltou aos Estados Unidos após 34 anos de sua primeira viagem), Judson havia passado 38 anos na Birmânia. Apesar de ter esperado seis anos para seu primeiro convertido, algum tempo depois de sua morte uma pesquisa do governo registrados 210.000 cristãos, um de cada Burmans 58! Foi um cumprimento parcial e um monumento ao espírito e ao ministério do homem, que a Ava, a cidade capital, olhou para o templo de Buda e desafiou: "Uma voz mais forte do que a minha, uma voz ainda pequena, vai varrer dentro em breve longe qualquer vestígio de teu domínio. As igrejas de Jesus Cristo em breve suplantar esses monumentos idólatras e os devotos cantando de Buda vai morrer longe antes hinos do cristão de louvor. "
Sim, um poderoso homem de fé, a oração, a paciência, propósito e perseverança para o Filho de Deus e pelas almas, foi Adoniram Judson!

FONTE: http://www.wholesomewords.org/missions/bjudson1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário