ASSEMBLEIA DE DEUS BRASIL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

IGREJA CATÓLICA E ABUSOS NA HOLANDA


Igreja se diz envergonhada por relatório sobre abusos na Holanda




Igreja se diz envergonhada por relatório sobre abusos na Holanda
Foi divulgado um relatório nesta sexta-feira por uma comissão independente na Holanda, denunciando abusos sexuais na Igreja Católica. O documento é surpreendente, aponta que entre 10 mil e 20 mil menores de idade foram vítimas de abusos enquanto estavam em instituições da Igreja. O relatório aponto abusos entre 1945 e 1981, em orfanatos e seminários. Encomendada pela Conferência dos Bispos e a Conferência Religiosa Holandesa (NKR) o relatório chocou os sacerdotes que pediram “sinceras desculpas” e se disseram envergonhados.
“Os bispos e diretores da KNR estão chocados com o abuso sexual de menores e as práticas descritas no relatório final. Isso nos enche de vergonha e dor”, diz a nota. “Os agressores não são os únicos culpados. Autoridades da Igreja que não agiram corretamente e não deram prioridade aos interesses e ao cuidado das vítimas também tem culpa. Nós lamentamos profundamente esse abuso”, acrescenta o texto.
Segundo o texto, as agressões incluem estupros, abusos e tantas formas de agressões sexuais cometidas por padres, funcionários leigos e leigas foram sistematicamente acobertados para proteger a reputação da instituição.
“As ordens (religiosas) estão lidando com os casos. A ideia de que as pessoas não sabiam disso e administradores não sabiam disso não pode ser mantida”, afirmou o protestante Wim Deetman, líder da comissão, ex-ministro da Educação e ex-prefeito de Haia.
FONTE: O VERBO  www.overbo.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário